22 agosto, 2011

Infantil II 6F e a Roda de Notícias



A Roda de Notícias acontece todas as segundas-feiras. Conta com a participação das famílias, que devem ler uma notícia com a criança no fim de semana e enviá-la para que leiamos juntos na classe, na 2ª feira.

Cada criança apresenta sua notícia, conta do que se trata e quem leu pra ela em casa. Na classe, a professora lê todas as manchetes e o grupo ouve atentamente a exposição dos colegas.

Feito isso, todos votam na notícia que querem saber na íntegra; a mais votada é lida pela professora e exposta no Mural de notícias.



Criança votando na notícia. Ao lado, a Rotina do Dia contendo todas as atividades do dia.















Criança observando e escolhendo uma notícia para votar. Durante a escolha, a professora repete as manchetes e os assuntos de cada notícia, para garantir que o voto da criança seja na notícia de seu real interesse.













O momento da leitura da notícia escolhida pela turma.
















A notícia escolhida por 8 dos 19 alunos presentes.
As demais tratavam de peças infantis, adoção/compra de animais de estimação, trânsito provocado pela Fórmula Indy, Dia das Crianças e fabricação de uma nova caminhonete.













O Mural de Notícias do Infantil II 6F.
A primeira notícia foi a professora quem levou, na semana anterior, para iniciar a Roda de Notícias. Agora, a cada semana será a vez de um aluno compor o Mural.












15 agosto, 2011

Infantil II 6F Pensando sobre o sistema de escrita



O que as crianças que ainda não lêem convencionalmente podem aprender com uma atividade de Caça-palavras com banco de palavras ilustrado? Foi FANTÁSTICO!!




Informação primordial sobre nosso sistema de escrita: as palavras têm estabilidade, isto é, uma determinada palavra vai ser escrita SEMPRE da mesma forma, com as mesmas letras na mesma ordem.




É preciso discutir com os colegas...



... e chegar juntos a conclusões importantes!









02 agosto, 2011

Manuseio de Gibi

CONHECER OS VÁRIOS TIPOS DE PORTADORES DE TEXTO É O PRIMEIRO PASSO PARA O INTERESSE EM APRENDER A LER










01 agosto, 2011

O REPLANTIO DA NOSSA MINI HORTA.

OS ALUNOS DAS TURMAS DO PERÍODO DA MANHÃ FIZERAM O REPLANTIO DA NOSSA MINI HORTA COM A AJUDA DO COORDENADOR EDSON.
AS CRIANÇAS ADORARAM MEXER COM A TERRA E VER COMO AS MUDINHAS CRESCERAM.