02 setembro, 2011

É Brincando Que se Aprende! Infantil II 6F




Aprendemos com a Professora Quitéria uma nova brincadeira. Chama-se "Empreste-me sua casa". Semelhante àquela conhecida "Coelhinho, sai da toca!", as regras consistem em trocar de "casa" (que são feitas com bambolês) quando uma pessoa pede, ao mesmo tempo em que todos respondem "SIM". Uma criança sempre ficará sem casa para que todo o ciclo recomece, sem haver vencedores ou perdedores.


Nesta semana, porém, ao brincarmos, as crianças começaram a sugerir alterações nas regras. Em sala, registramos as idéias na lousa, verificamos quais seriam incompatíveis entre si, elegemos umas e eliminamos outras:
As novas regras ficaram assim: 1) teríamos três crianças sem casa, ao invés de apenas uma, para dar mais emoção e deixar o jogo mais "arriscado"; 2) quem ficasse sem casa teria de sair da brincadeira, para que os últimos jogadores pudessem "vencer"; 3) cada vez que saíssem as 3 crianças, teríamos que retirar 3 bambolês, para que os participantes fossem sendo eliminados a cada jogada.


Assim, as crianças brincaram, detectaram problemas nas novas regras, e seguiram jogando...


O que aprendemos?
Com a experiência do registro das regras na lousa, aprendemos um pouco mais sobre como o sistema de escrita representa a fala e como pode registrar o que pensamos.

Ao analisarmos as idéias, percebemos que algumas eram incompatíveis entre si e outras precisavam de complemento. Assim, aprendemos a revisar textos!

Na brincadeira em si, confrontamos nossas hipóteses, confirmando umas e questionando outras! Também aprendemos a resolver conflitos, aceitar perdas, seguir regras, lidar com a vitória... Conhecemos mais sobre limites e possibilidades do nosso corpinho, lateralidade, agilidade física e de raciocínio, planejamento de ações...

Que tal brincar?

Um comentário:

Deixe seu comentário sobre...