16 setembro, 2011

Infantil II 6F em: "HOMENAGENS"






Esta sou eu - de calças jeans, escrevendo a Rotina do Dia na lousa.

Muito detalhista e observador, Davy!






Em uma postagem minha do dia 31/03, ressaltei como as atividades realizadas pelas professoras de Módulo em substituição de aulas são, também, muito bem planejadas e proporcionam momentos importantes de aprendizagem para as crianças.

Esta semana (de 12 a 16/09) estou em licença médica com problemas de coluna, e no dia 12/9 a Prô Milene me substituiu na turma do Infantil II 6F.
As crianças pediram informações sobre mim e a Prô Milene, aproveitando o momento de interesse delas, propôs uma atividade que, pra mim, foi muito especial: que todas as crianças fizessem desenhos para me presentear, selando-os em envelopes que aguardariam meu retorno e me seriam entregues em mãos. Fui visitá-los nesta quinta-feira (15/9) e recebi os presentes com muita alegria.

Vale ressaltar, aqui, a decisão inteligente da professora Milene: flexibilizar seu planejamento do dia para atender a uma demanda das crianças, transformando esta demanda em momento de aprendizagem. O planejamento é, sim, um instrumento pedagógico que deve garantir a aprendizagem. Mas saber ouvir a demanda dos alunos e ter a competência técnica necessária para transformar esse "improviso" (no bom sentido) em atividade pedagógica, também é uma característica do bom educador.

Escaneei todos os desenhos que recebi (23 dos 26 alunos da turma) e aqui vou postá-los, para retribuir a homenagem que recebi! E também porque, como atividade pedagógica, está brilhante (homenagem à prô Milene)!

Aqui, outra ressalva: muitas crianças me surpreenderam quanto à qualidade de seus desenhos. Mais uma evidência da pertinência da atividade, pois o objetivo de "entregar o desenho à prô Camila" conferiu à tarefa de desenhar um sentido real, uma função social. E é aí que as aprendizagens acontecem e ganham visibilidade na produção dos alunos.

Divirtam-se!!


Do Victor Augusto, ganhei um carrão.













A Thayná me desenhou com roupas vermelhas!













Eu e as crianças brincando, foi o desenho da Stefanny.












A prô é grande e a criança é pequena. Belo exemplo de relatividade e comparação representados em 2D pela Sofia.















Cercada de amor e muito elegante!
Assim me representou a Samia.












Da Rafaella, ganhei muitas flores!




















Pedro Henrique Nardes caprichou nos traços e no zelo ára mostrar sua brincadeira! Adorei a dedicação, Pedro!
















Max me surpreendeu utilizando objetos para auxiliá-lo em seus traços (notem as formas redondas, foram utilizados moldes!).















Olha eu de vestido vermelho e sandálias combinando! Campo florido e dia de sol...
Obrigada, Maria Clara!











O Lucas destacou meu coração.
Um beijo!


















Muitas brincadeiras representadas neste desenho da Letícia.
Adoramos brincar juntos e aprender com isso!












O Kevin também se aventurou e utilizou moldes.
Uma grata surpresa!



















Olha lá eu, bem na janelinha de casa.
E o Kauan ainda incluiu todo o entorno com caraterísticas da cidade grande!












João Eduardo caprichou nas cores e na definição dos traços. Outra grande surpresa!












As casinhas com as paredes análogas da mesma cor!
Esse é o Jefferson, sempre muito detalhista e caprichoso!















Nós, no parque maravilhoso que nossa escola tem.
É a lembrança da Ingryd.












Giovanni caprichou nos detalhes e cobriu a folha.
Quem diria? E que colorido!!



















A Gabriely também lembrou do parque.
Gostamos mesmo de lá!















Gabriella representou a prô.
Adorei, Gaby!














Um exercício de paciência para a Ellen, que caprichou muito e fez um desenho com linhas de base, plano de fundo e cores! Surpresa!!














Beatriz está uma graça na representação da figura humana, não está?













Olha eu aqui, passando a Rotina do Dia na lousa! Tem até coisas escritas... muito bem, Daniel!
















O capricho com os envelopes e a preocupação em nomeá-los para que eu soubesse de quem era o
presente.

3 comentários:

  1. Realmente, é incrível como as crianças nos surpreendem sempre. E saber ouvi-los não é só uma maneira de atender as suas necessidades, mas também uma forma de tornar o aprendizado interessante. E cabe ao professor saber planejar e alterar esse planejamento quando for necessário, principalmente quando a atividade pedagógica assim o exigir.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a proposta da Prô Milene, realmente ouvir a criança é sempre norteador do fazer pedgógico. A criança tem querer simmm, e o professor é sempre mediadro desse querer para transformá-lo em aprendizado.
    Parabéns pras 2. Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Amei a iniciativa da Profª Milene e seu relato com os registros das crianças. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre...