Esta sou eu - de calças jeans, escrevendo a Rotina do Dia na lousa.
Muito detalhista e observador, Davy!
Em uma postagem minha do dia 31/03, ressaltei como as atividades realizadas pelas professoras de Módulo em substituição de aulas são, também, muito bem planejadas e proporcionam momentos importantes de aprendizagem para as crianças.
Esta semana (de 12 a 16/09) estou em licença médica com problemas de coluna, e no dia 12/9 a Prô Milene me substituiu na turma do Infantil II 6F.
As crianças pediram informações sobre mim e a Prô Milene, aproveitando o momento de interesse delas, propôs uma atividade que, pra mim, foi muito especial: que todas as crianças fizessem desenhos para me presentear, selando-os em envelopes que aguardariam meu retorno e me seriam entregues em mãos. Fui visitá-los nesta quinta-feira (15/9) e recebi os presentes com muita alegria.
Vale ressaltar, aqui, a decisão inteligente da professora Milene: flexibilizar seu planejamento do dia para atender a uma demanda das crianças, transformando esta demanda em momento de aprendizagem. O planejamento é, sim, um instrumento pedagógico que deve garantir a aprendizagem. Mas saber ouvir a demanda dos alunos e ter a competência técnica necessária para transformar esse "improviso" (no bom sentido) em atividade pedagógica, também é uma característica do bom educador.
Escaneei todos os desenhos que recebi (23 dos 26 alunos da turma) e aqui vou postá-los, para retribuir a homenagem que recebi! E também porque, como atividade pedagógica, está brilhante (homenagem à prô Milene)!
Aqui, outra ressalva: muitas crianças me surpreenderam quanto à qualidade de seus desenhos. Mais uma evidência da pertinência da atividade, pois o objetivo de "entregar o desenho à prô Camila" conferiu à tarefa de desenhar um sentido real, uma função social. E é aí que as aprendizagens acontecem e ganham visibilidade na produção dos alunos.
Divirtam-se!!
Do Victor Augusto, ganhei um carrão.
A Thayná me desenhou com roupas vermelhas!
Eu e as crianças brincando, foi o desenho da Stefanny.
A prô é grande e a criança é pequena. Belo exemplo de relatividade e comparação representados em 2D pela Sofia.
Cercada de amor e muito elegante!
Assim me representou a Samia.
Da Rafaella, ganhei muitas flores!
Pedro Henrique Nardes caprichou nos traços e no zelo ára mostrar sua brincadeira! Adorei a dedicação, Pedro!
Max me surpreendeu utilizando objetos para auxiliá-lo em seus traços (notem as formas redondas, foram utilizados moldes!).
Olha eu de vestido vermelho e sandálias combinando! Campo florido e dia de sol...
Obrigada, Maria Clara!
O Lucas destacou meu coração.
Um beijo!
Muitas brincadeiras representadas neste desenho da Letícia.
Adoramos brincar juntos e aprender com isso!
O Kevin também se aventurou e utilizou moldes.
Uma grata surpresa!
Olha lá eu, bem na janelinha de casa.
E o Kauan ainda incluiu todo o entorno com caraterísticas da cidade grande!
Esse é o Jefferson, sempre muito detalhista e caprichoso!
Nós, no parque maravilhoso que nossa escola tem.
É a lembrança da Ingryd.
Giovanni caprichou nos detalhes e cobriu a folha.
Quem diria? E que colorido!!
A Gabriely também lembrou do parque.
Gostamos mesmo de lá!
Gabriella representou a prô.
Adorei, Gaby!
Um exercício de paciência para a Ellen, que caprichou muito e fez um desenho com linhas de base, plano de fundo e cores! Surpresa!!
Beatriz está uma graça na representação da figura humana, não está?
Olha eu aqui, passando a Rotina do Dia na lousa! Tem até coisas escritas... muito bem, Daniel!
O capricho com os envelopes e a preocupação em nomeá-los para que eu soubesse de quem era o
presente.
Realmente, é incrível como as crianças nos surpreendem sempre. E saber ouvi-los não é só uma maneira de atender as suas necessidades, mas também uma forma de tornar o aprendizado interessante. E cabe ao professor saber planejar e alterar esse planejamento quando for necessário, principalmente quando a atividade pedagógica assim o exigir.
ResponderExcluirMuito legal a proposta da Prô Milene, realmente ouvir a criança é sempre norteador do fazer pedgógico. A criança tem querer simmm, e o professor é sempre mediadro desse querer para transformá-lo em aprendizado.
ResponderExcluirParabéns pras 2. Bjokas
Amei a iniciativa da Profª Milene e seu relato com os registros das crianças. Parabéns!
ResponderExcluir