05 setembro, 2011

DESENHO COMO FORMA DE REGISTRO - Infantil II 6F

O desenho infantil é o precursor das habilidades de escrita, por se tratar de representação simbólica. Manifestar-se através de formas gráficas, sejam formas ou letras, é uma atividade essencialmente simbólica. Portanto, desenhar é atividade de escrita!

Nesta atividade, as crianças tinham como tarefa registrar a brincadeira "Empreste-me sua casa?". Condição: só se pode desenhar aquilo que efetivamente aconteceu/existiu durante a brincadeira, pois não se trata de desenho de imaginação, e sim de registro.


Este desenho faz menção a uma regra da brincadeira: um dos participantes deve ficar sem bambolê (ou "casa"), pois é ele quem vai tentar se apoderar da "casa" de outro para dar sequência ao jogo. Note a pessoa da direita sem bambolê correspondente!









Transferir informações 3D para as duas dimensões do papel não é fácil: é preciso fazer adaptações espaciais (veja como o círculo que representa o bambolê passa "por trás" da pessoa - nesse caso, "mais pra cima" no papel equivale à noção de "atrás" ou "mais longe").
Todo esse esforço cognitivo resulta em novas estruturas de aprendizagem e enriquece o olhar para a realidade - bem como complementa sua habilidade de registro simbólico do real!





Aqui, a tentativa de representar os conceitos de "dentro" e "fora" do bambolê: como desenhar, em duas dimensões, uma pessoa em pé dentro de um círculo no chão? Um baita esforço de cognição...











Em Educação Infantil, o desenho e a brincadeira são os dois principais pilares da aprendizagem. Primeiro, porque a faixa etária determina, já foram corroboradas várias pesquisas a esse respeito. Segundo, porque através da brincadeira e do desenho formam-se estruturas cognitivas básicas para aprendizagens sociais e para a aprendizagem da leitura e da escrita.

No entanto, é bom sempre frisar: as crianças brincam... os professores, não! Cada desenho, cada brincadeira, mesmo as "livres", são planejadas e compreendidas pelo professor como momentos de ação pedagógica.

E vamos parar de nos sentir ofendidos quando ouvimos que "nessa escola ele só vai pra brincar". Afinal sabemos que, aqui na EMEI, brincadeira é coisa séria!







Um comentário:

  1. Prô Camila, pra nós professores é muito importante a questão da brincadeira presente na educação infantil como forma de aprendizagem e não só como simples brincadeira com fim em si mesma. Adoro ver seu trabalho. Parabéns pela dedicação!!
    Prô Luanda.

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